• Topo
  • Feedback
  • Inquéritos
  • VER
  • Programa
  •  

    XVI Semana da Física - 2013 | Astronomia

     

    We are at the very beginning of time for the human race. It is not unreasonable that we grapple with problems. But there are tens of thousands of years in the future. Our responsibility is to do what we can, learn what we can, improve the solutions, and pass them on.

    Richard Feynman, 1988, "What Do You Care What Other People Think?"

     

    Planetário: Visitar o céu de dia


    Através do Planetário da Gradiva e com os colaboradores da Astro, a Semana da Física leva-te numa visita às estrelas visíveis do hemisfério norte, onde a mitologia das constelações será explicada de forma divertida e a tua orientação pelo ceu nocturno se tornará mais fácil.

     

    Telescópios: O que é preciso para observar o universo?

    Nesta Semana da Física terás uma bancada muito especial à tua espera. Os telescópios da Astro vão estar em exposição para puderes perceber como funcionam, mas é necessário mais material para observar o cosmos. Além duma perspetiva muito prática sobre astronomia aprende ótica através de exemplos concretos - os tubos, os espelhos e as oculares que constituem um telescópio.

     

     

    Observações Astronómicas: Visitar o céu noctuno

    No fim do dia de Terça e Quinta, a partir das 22h00. Vem descobrir o que andam pelo céu.

    Terça-Feira Pavilhão Central

    Terça-Feira Pavilhão de Química

     

    Coronado: O Sol tem mais que se lhe diga...

    ...do que ser apenas uma gigante bola amarela.

     

    Certos filtros permitem-nos olhar para o Sol sem queimarmos os olhos, porquê? Porque é que o Sol tem tempestades? Como é que nós vemos esses eventos solares, as "flares" e as "spots"?

    Respostas que podem ser obtidas através da observação solar, e no nosso caso com o telescópio Coronado uma das mais fáceis e espetacular formas de veres o Sol.

     

     

    E sabias que... olhando para o tamanho dos planetas do sistema solar, Marte (que está a ser visitado pela Curiosity) tem 53% do volume da Terra mas 10x menos massa, que o diâmetro do Sol é aprox. 10x o de Júpiter e que o diâmetro de Júpiter é aprox. 10x o da Terra?

     

     

    Secção de Astronomia do NFIST: Astro

    Quem somos?

    Interessamo-nos por astronomia e astrofísica, gostamos de andar por Portugal a fazer observações (também a pedido das escolas), juntarmo-nos a vocês em sessões de planetário e realizar alguns projetos, que não só contribuem para fazer chegar a ciência a cada vez mais pessoas, mas também nos motivam a ser melhores estudantes. Sabe mais clicando na imagem.

    Fala connosco e inscreve-te!

    Não precisas de ser estudante do IST para participares. Tens alguma questão? Envia um mail para astro (at) nfist.pt e se te quiseres inscrever, entra em http://nfist.pt/inscricoes.php.

     

     

    Copyright © 2006-2013 NFIST, Todos os direitos reservados.

    [XHTML 1.0] [CSS]