• Topo
  • Feedback
  • Inquéritos
  • VER
  • Programa
  •  

    XVI Semana da Física - 2013 | Mini-Cursos

     

    Os Mini-Cursos da Semana da Física são apresentações heterogéneas, dadas por Professores do Departamento de Física do IST e por antigos e actuais alunos do Mestrado Integrado em Engenharia Física Tecnológica. Constituem, assim, uma excelente oportunidade para os alunos tomarem contacto com temas bastante diversos, desde os mais clássicos interesses a avanços recentes em investigações das mais variadas áreas da Física.

    Os turnos disponíveis e os detalhes relativamente à distribuição dos alunos pelos mesmos pode ser encontrada em Informações.

    Segue uma lista de alguns dos Mini-Cursos disponíveis até ao momento. Esta página encontra-se em permanente actualização.

     

    Mini-Cursos


    18 de Fevereiro, Segunda-Feira

     

    10h30

    3 Equações que mudaram o Mundo
    Professor Luís Lemos Alves, IPFN/IST





    Num mundo rodeado de tecnologia, poucas vezes paramos para pensar que muito do nosso conforto atual tem na sua base uma descoberta científica. Que seria da nossa vida sem comunicações, sem energia elétrica nem motores, e sem a possibilidade de sonharmos com futuras explorações espaciais ou fontes de energia inesgotáveis?
    Entre os milhares de leis matemáticas que estão na base de tecnologia, escolhemos a Lei da Gravitação Universal, a Lei da Indução Eletromagnética e a Equivalência Massa-Energia, percorrendo a história da humanidade entre os séculos XVII e XX. Quem eram os cientistas por detrás destas leis? Como chegaram às suas descobertas? De que forma estas 3 equações mudaram o mundo? Ao dar resposta a estas perguntas embarcaremos numa fascinante viagem a uma das disciplinas mais importantes da ciência e do pensamento humano: a Física.

     

    16h30

    Física Futebol Clube
    Jorge Páramos, Investigador pelo IPFN/IST





    A Física está em todo o lado! Mas não é preciso olhar por um microscópio electrónico ou construir gigantescos aceleradores de partículas para a ver em acção: basta deixar cair uma maçã, ligar um electrodoméstico... ou jogar futebol. Começando por conceitos elementares da Física dada no ensino secundário, vamos viajar entre fórmulas matemáticas e espirais de fumo, até chegar aos remates com efeito do Roberto Carlos e Cristiano Ronaldo.

     

    19 de Fevereiro, Terça-Feira

     

    9h30

    Ao Encontro do Infinito...
    Professor Pedro Abreu, LIP





    Nesta palestra procura responder-se às questões sobre a constituição da matéria e do Universo, ligando o infinitamente pequeno ao infinitamente grande! Procura-se mostrar como o que aprendemos em Física de Partículas sobre a estrutura da matéria e das suas interações permite também explicar o Cosmos e o Universo em larga escala! No final são apresentadas as grandes questões e aquilo que não sabemos!

     

    10h30

    Buracos negros, censura e paradoxos
    Jorge Rocha, Investigador pelo CENTRA/IST





    A Física evoluiu tremendamente nos últimos dois séculos mas há ainda muitas perguntas para as quais desconhecemos a resposta. De resto, os avanços científicos são impulsionados por esta curiosidade natural de todos nós, o querer "saber mais" e "perceber melhor" o mundo que nos rodeia.
    Nesta apresentação vamos debruçar-nos sobre buracos negros, um tema central em gravitação e astrofísica, mas também com ligações surpreendentes com termodinâmica, fluídos, aceleradores de partículas ou até supercondutores! Iremos explorar algumas das questões em aberto relacionadas com buracos negros: como revelam a sua faceta censuradora e porque aparentam ser máquinas paradoxais destruidoras de informação.

     

    14h30

    A luz fascinante: lasers e suas aplicações
    Professor Gonçalo Figueira, IPFN/IST





    Há pouco mais de 50 anos, começava a história do laser - uma forma de luz radicalmente diferente, com propriedades extraordinárias. Desde então, não tem parado de crescer o número e a diversidade das aplicações dos lasers, e o seu próprio desenvolvimento continua imparável. Hoje, os lasers são utilizados para criar condições extremas no laboratório, permitindo o estudo da natureza em regimes físicos previamente inatingíveis. Mas também são um elemento essencial de algumas das principais áreas da indústria, das telecomunicações e da saúde. Nesta apresentação iremos fazer luz sobre todos estes temas.

     

    20 de Fevereiro, Quarta-Feira

     

    16h30

    Compreender os sismos!
    Ana Domingues, Investigadora pelo Lab. Sismologia IST





    A maior parte da população portuguesa pensa que não se devem preocupar com sismos em Portugal. Este é um engano muito comum dos portugueses que nunca sentiram nenhum sismo de maior magnitude no nosso território. Mas os sismos existem em Portugal e um pouco por toda a parte do globo. Através da sismologia é possível estudar a origem destes terramotos e daí retirar informações sobre o interior da Terra. Neste mini-curso será apresentada uma introdução à sismologia onde poderão ser tiradas todas as dúvidas acerca destes fenómenos tão energéticos da natureza que são os sismos.

     

    21 de Fevereiro, Quinta-Feira

     

    10h30

    À procura do bosão de Higgs
    José Maneira, Investigador pelo LIP





    No passado mês de Julho de 2012, as Colaborações ATLAS e CMS no CERN anunciaram a descoberta de uma nova partícula, compatível com o bosão de Higgs. Nesta palestra faz-se um resumo muito pedagógico das pesquisas feitas e dos resultados alcançados, explicando-se brevemente a importância desta descoberta e as suas implicações!

     

    14h00

    Só se aprende fazendo!
    Luzia Carias, Finalista MEFT





    Este é um mini-curso diferente, onde são todos convidados a descobrir a Ciência através de pequenas experiências científicas. Um mundo ao nosso alcance onde a curiosidade e o gosto pelo conhecimento e senso comum imperam, existem curiosidades científicas para todos os gostos!

     

    15h30

    A evolução do Universo
    João Luís, Aluno 3º Ano MEFT





    A vida do universo é uma vasta fonte de mistérios, e a sua compreensão é na actualidade uma das maiores ambições da física moderna. Desde o início do século XX que o nosso paradigma do universo tem vindo a ser alterado consoante novas descobertas vão sendo efectuadas, desde a expansão proposta por Hubble até às evidências experimentais da matéria e da energia escuras, e podemos agora formular teorias fantásticas para responder a duas das questões mais importantes da humanidade: "Quais são as nossas origens?" e "Qual o nosso destino?". As respostas encontram-se nesta emocionante aventura ao mundo da cosmologia e da astrofísica!

     

    22 de Fevereiro, Sexta-Feira

     

    9h30

    Física e Ambiente do Surf
    Professor Pedro Bicudo, CFTP/IST





    Este é um mini-curso de oceanografia versado sobre a física da ondulação, a previsão da ondulação, bem como sobre a qualidade das ondas para o surf. Termina com a importância da preservação do ambiente para a prática do surf.

     

    10h30

    Física da Música
    Rogério Jorge, Aluno 3º Ano MEFT





    Mesmo sem nos apercebermos, ouvimos centenas de trechos de músicas durante o dia. Estas provêm sobretudo de instrumentos digitais reprodutores de som. Mas no final, qual o mecanismo que diz ao nosso cérebro o que ouvir? Porque existem pessoas com ouvido absoluto?
    Neste mini-curso, imergimos pelo mundo da música ligado à matemática, experimentando instrumentos de diferentes classificações. Aplicando estes conceitos às novas tecnologias, criamos sons nunca antes ouvidos. Imergimos um pouco no mundo teórico da música, entendendo porque, com apenas 1 nota, é por vezes possível reconhecer uma música inteira. Que relação tem o timbre de um instrumento com Séries de Fourier? Como "vemos" um violino ou uma guitarra matematicamente? São estes os conceitos que vamos explorar e a partir dos quais esperamos ganhar um pouco de intuição físico-musical!

     

    Sem Programação Confirmada

     

    Matemagia com Cartas
    Participação especial - Circo Matemático

    Há truques de cartas que não dependem de agilidade de mãos, nem de marcações especiais nas cartas, mas apenas da estrutura de cores e valores das cartas no baralho. Esses são os truques de matemagia. Nesta sessão vamos aprender alguns princípios gerais e ver alguns efeitos que se podem fazer a partir desses princípios. No fim, os participantes serão convidados a inventar os seus próprios truques. Vem descobrir a matemática que se esconde por trás de um baralho de cartas.

     

    Nós, fitas, bandas e tiras
    Participação especial - Circo Matemático

    De nós em mão exploramos de maneira lúdica conceitos matemáticos. O que podemos fazer com cordas? Como fazer um nó com fitas, ou magia com tiras? Qual a matemática por trás da banda de Möbius? E afinal de contas de quantas maneiras podemos apertar os atacadores? Conhecimentos que podem ser usados para suturar feridas, ou para atar um nó rápido por socorristas, mas que escondem muita matemagia e prometem divertir.

     

    Construções Matemáticas
    Participação especial - Circo Matemático

    Vem descobrir o que são esponjas de Menger, Pirâmides de Sierpinski ou outros fractais, construindo os. Ou talvez prefiras levar para casa um sólido Platónico à tua escolha construindo-o tu. Nesta atividade proporcionamos-te a descoberta da arte que se esconde por traz da matemática, ou, a oportunidade de pores os teus dotes de artista em acção. Ensinamos-te várias técnicas do Origami, da sua vertente modular, ao Kirigami, tal como o trabalho em grupo e juntos talvez consigamos a maior. Vem descobrir a beleza das formas matemáticas.

     

    Copyright © 2006-2013 NFIST, Todos os direitos reservados.

    [XHTML 1.0] [CSS]